Não existe inteligência nem burrice

19:06 0 Comments

É comum vermos alguém comentar numa situação em que alguém faz uma bobagem qualquer: "Que burro!".

Segundo a Wikipédia, burrice é sinônimo de estupidez:

"estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às ações do indivíduo, palavras ou crenças. O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuances por uma pessoa que se julga inteligente. A determinação de quem é estúpido é relativamente difícil, apesar das tentativas de medir-se a inteligência (e assim estupidez) tais como testes de QI. O adjetivo também pode ser usado como um pejorativo."

Na minha humilde opinião, não existe burrice nem inteligência no sentido "genético". Ou seja, ninguém simplesmente nasce burro ou inteligente. Acredito que estas características são resultado de dois fatores que determinam o sucesso ou fracasso das pessoas: oportunidade e esforço (dedicação, perseverança).

De acordo com este raciocínio, podemos identificar algumas situações: pessoas que não tiveram oportunidades podem ser tachadas de burras, enquanto pessoas que aproveitam as oportunidades que aparecem são tachadas de inteligentes (o que neste caso, provavelmente é verdade!). Assim, a conclusão é óbvia: seja inteligente aproveitando todas as oportunidades que aparecerem para você, se esforce para buscá-las e aproveitá-las da melhor forma (quem sabe até criando oportunidades), e assim seu sucesso virá. Os exemplos são inúmeros e comprovam que esforço+oportunidade=sucesso!

Mas e o talento, podem perguntar ? O talento, o dom, a aptidão para determinada tarefa, isto sim, é nato, é inerente a cada pessoa. Mas o importante é que todo mundo tem um talento, sendo necessário esforço e dedicação para identificar e aprimorar este talento. Portanto, descubra seu talento e invista nele!

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: