5 coisas pra não esquecer de perguntar na consulta médica
Todos sabemos o caos que reina na saúde pública brasileira. O SUS é ruim, e os planos de saúde têm se esforçado cada vez mais pra piorar. De forma que é importante e, mais que isso, necessário se preparar antes de entrar num consultório médico. Sim, se preparar! Pois se você não estiver preparado, pode sair do consultório sem sequer saber qual é o mal do qual está sofrendo. Por isso, para que não saia do consultório sem informação, sugiro que carregue a tiracolo, pelo menos, as perguntinhas básicas listadas a seguir.
- Do que estou sofrendo ?
- O médico deve perguntar os sintomas que está sentindo, mas é possível que ele não chegue a te dizer qual a doença ou problema que esteja sofrendo. A depender do caso, podem ser necessários exames para identificar com segurança qual o problema, mas certamente o médico será capaz de dar ao menos um indicativo da provável causa dos sintomas que apresenta. Portanto, não custa perguntar!
- Por que isso ocorreu ?
- É fundamental saber o que causou à doença, então não deixe de perguntar, até pra evitar comportamentos que possam piorar a situação.
- Como posso evitar ?
- Prevenir é melhor que remediar, por isso questione o que você pode fazer para evitar que a doença volte ou piore.
- Com que frequência devo fazer exames e consultas ?
- Há muitas doenças que precisam de acompanhamento, por isso pergunte com que frequência deve procurar o médico.
- Que medicamentos devo tomar ou evitar ?
- É importante obter uma indicação de medicamento não somente para o momento, mas algo que possa ser usado numa emergência, por exemplo, numa situação de muita dor. Portanto, peça uma indicação de medicamento que possa usar numa situação extrema, como paliativo.
0 comentários: