É hora de ter paciência...
Pessoal,
Discussões acaloradas à parte, resolvi escrever esta mensagem pra dizer uma coisa muito simples.
Depois disso, sim, poderemos afirmar com mais segurança se Bahia e Vitória lutarão pra não cair ou terão condição de sonhar mais alto.
Os argumentos que vou expor dizem respeito ao Vitória, pelo que acompanho na mídia.
É necessário ponderar algumas coisas antes de "condenar" o time:
1 - Eu estava lá e presenciei a sexta-feira trágica. O time não jogou nada, e eu definiria o jogo como ASSUSTADOR. Mas aquele time em campo não pode ser o parâmetro para avaliar o futuro do Vitória na competição. Explico porque.
2 - Não posso me basear em apenas um jogo (ou dois, ou três) para apontar o destino do time.
3 - O Vitória é um time em transformação.
3.1 - Mudança de técnico. Geninho acabou de chegar e ainda precisa conhecer melhor os jogadores.
3.2 - Mudança de esquema tático - Geninho já jogou no 3-5-2 e 4-4-2. Ainda não encontrou o esquema ideal. E devemos lembrar que Antônio Lopes jogava num quase 4-3-3, talvez 4-3-1-2.
3.3 - Mudança de jogadores. São cerca de 10 contratações nos últimos meses, alguns que devem ser titular e precisam ser testados, o que já está impactando no conjunto do time. Outros devem sair (que seja logo!) e estão na expectativa das negociações. É o caso de Uellington e Nino, por exemplo.
4 - O início do ano foi traumático. É uma porrada atrás da outra e os *profissionais* que acredito que existem no elenco sentem isso. Ninguém joga pra perder, pra ser rebaixado. Muitas vezes é falta de talento, e não de dedicação. Por isso precisamos valorizar os dedicados, ainda que sem talento, e condenar apenas os desinteressados e irresponsáveis.
4.1 - E aqui vai a minha crítica à diretoria, que permite um comportamento absurdo, uma falta de comprometimento e dedicação de alguns jogadores, que podem por tudo a perder num jogo, até mesmo o campeonato! Não adianta trazer
jogador de "série A", como no caso de Edu, se não houver o espírito vencedor que o Vitória já teve em outros tempos, especialmente jogando no Barradão. E, se não há isso, a culpa é dos dirigentes que não se impõem, não deixam claro aos jogadores que o Vitória é grande sim!
Essa era a principal virtude, no meio de tantos defeitos, de Paulo Carneiro, e o principal defeito, no meio de muitas virtudes, da diretoria posterior a ele.
Enfim, acho que o Vitória precisa mesmo é de mais ímpeto, firmeza e força da diretoria no sentido de obrigar os jogadores a se esforçar. Não apenas com palavras, mas com atitudes que imponham a jogadores, treinador e demais
profissionais o cumprimento de suas obrigações com o máximo de qualidade.
0 comentários: